Véu, Mantilha, Bandana ou Véu Gaiola

Na Grécia Antiga o véu protegia a noiva do mau olhado.
Já na Idade Média, representava status, nobreza e era usado como peça do vestuário feminino, para o dia-a-dia, quanto maior o véu mais riqueza aquela mulher possuía, além de proteger a pele das nobres do sol.
Para os católicos o véu está ligado a figura de Maria, símbolo de pureza e virgindade. Hoje, o também representa pureza mas, é usado, principalmente para deixar a noiva com um ar mais angelical e misterioso.

Véu

O véu é o adorno de tecido leve, tipo tule, que veste a cabeça, desce pelos ombros e termina na cintura quando curto, ou acompanha todo o corpo indo terminar no chão, quando longo.
  • O curto, geralmente, é usado em cerimónias pela manhã ou tarde, ou ainda em realizadas em jardins. É um véu mais informal.
  • O longo, ao contrário, pede um vestido e um estilo de cerimónia mais formal em ambiente fechado. Pode ter de 2,50 até 5m. Maior que isto é desnecessário e incomoda a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.
Podem ser simples, sem detalhes ou com algum acabamento: rebordo especial (cetim, fio dourado, prata), bordado com pérolas ou missangas ou mesmo um discreto bordado nas bordas.
 
Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu.
 
Mantilha
 
A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia na maneira de se posicionar na cabeça (como é mais pesada, fica mais rente ao rosto e o corpo). Já o véu é mais leve, fica solto e esvoaçante. A mantilha pode ser toda de renda ou de tule com aplicações ou bordada artesanalmente. Também pode ser curta ou longa. O cuidado com a sua escolha deve ser muito maior.
 
  • Se for de renda, deve ser da mesma usada no vestido ou, então, que o vestido não tenha detalhe em renda ou bordado.
  • Se for bordada, deve acompanhar o mesmo estilo do bordado do vestido. O ideal é que se a noiva fizer questão de usar uma mantilha, deve primeiro escolhê-la e depois ao vestido. Este deverá ser o mais simples possível, já que a sumptuosidade será dada pela mantilha.

Bandana

É um véu todo trabalhado em renda.
É preso como um lenço sobre o penteado já pronto (solto ou semi-preso).
Cobre a frente e o topo da cabeça.
Qual é a diferença?
  1. A bandana cobre o topo da cabeça, enquanto a mantilha parte da parte de trás;
  2. A bandana é toda de renda e a, na matilha, só as bordas são rendadas e
  3. Com a bandana, o véu fica para trás e, com a mantilha, para a frente.
 
Véu Gaiola/Birdcage Veil
 
Para noivas que apreciam o estilo vintage, o véu birdcage é uma opção elegante e intemporal.
Exemplos de onde podem comprar: 

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *