Simbologias do Casamento

Categorias: Casamentos

Fran Felipe by Lucho vargas 0809 e1541695730541 2 1024x683 - Simbologias do Casamento

O acto do casamento é cheio de simbolismo. Marca a união essencial entre o homem e a mulher para criar uma nova vida. O simbolismo dos costumes do casamento é mostrado em vários pormenores. E embora a maioria dos casamentos seja realizado pelo seu significado religioso, você pode surpreender-se ao saber que vários símbolos de casamento originaram-se de raízes pagãs ou decididamente não-religiosas. Se você estiver curiosa em saber o significado por trás dos símbolos do casamento, considere os seguintes itens populares.

Vestido de Noiva Branco

filipe santos 1024x675 - Simbologias do Casamento
Foto: Filipe Santos Fotografia

Os vestidos de noiva datam do antigo Egipto, onde a noiva usava um vestido de pura seda que se justo ao corpo e que nada escondia. Desde então, mais e mais camadas foram gradualmente adicionadas, principalmente por motivos de modéstia.

A rainha Vitória rompeu com a tradição ao usar um vestido de noiva branco. Até então, as noivas reais sempre usavam a cor prata. Claro, depois do casamento, todas noivas queriam casar-se vestidas de branco, pois simbolizava pureza e castidade.

Ramo da Noiva

lucho vargas 819x1024 - Simbologias do Casamento
Foto: Lucho Vargas Fotografia

Uma tradição de casamento tão comum quanto o vestido branco é o ramo, utilizado hoje em dia mais por motivos estéticos. Originalmente, porém, os ramos de casamento incluíam ervas como alecrim e lavanda, juntamente com alho, para afastar os maus espíritos. Por outro lado,  deixar as noivas medievais mais perfumadas disfarçando o odor do corpo, uma vez que, durante o inverno, não tomavam tantos banhos por causa das baixas temperaturas e da inexistência de aquecimento da água… As flores de laranjeira também eram populares e representavam fertilidade.

Véu

0922 pedro bento josiane bruno c - Simbologias do Casamento
Wedding by Wedding Tailor & Planner Rui Mota Pinto | Foto by Pedro Bento – Wedding Photography | Decoração floral by Isaura Florista by Kefro

Inicialmente usados ​​por noivas romanas e gregas como parte do processo de casamento arranjado. Como a maioria dos casamentos foi organizada com o propósito de aumentar a riqueza ou o poder de uma família, os noivos não podiam ver suas noivas até pouco antes do casamento. Os véus eram usados ​​para que o noivo não pudesse ver a noiva antes do casamento e se recusar a casar com ela caso não gostasse da aparência dela. Acreditava-se ainda que o véu ajudava a esconder a noiva para que espíritos malignos não soubessem quem amaldiçoar.

Nomes na barra do vestido

Algumas noivas colocam o nome das suas amigas e familiares solteiras na barra do vestido de noiva (na parte de dentro, para não ser visto durante a cerimónia). De acordo com a tradição, isso irá ajudar as amigas a encontrarem o futuro marido.

Arroz

Isadora Lum Fotografia 1024x683 - Simbologias do Casamento
Foto: Isadora Lum Fotografia

Atirar arroz foi uma tradição iniciada durante os festivais pagãos como um desejo de colheitas abundantes. Se as colheitas fossem abundantes, grãos como trigo eram lançados e se as colheitas fossem más, o arroz seria atirado em seu lugar. Os convidados do casamento também jogaram o arroz para incentivar altas taxas de fertilidade, uma vez que levou muitas crianças para trabalhar na terra.

Alianças

lucho vargas1 1024x683 - Simbologias do Casamento
Foto: Lucho Vargas Fotografia

Acredita-se que a prática de usar alianças tenha começado com os egípcios em 3000 aC. Os primeiros anéis foram feitos de cânhamo trançado e os romanos mais tarde construíram seus anéis de casamento de ferro. Os anéis de hoje são feitos de ouro para simbolizar a pureza e os aspectos eternos do casamento, enquanto o círculo ininterrupto do anel representa a continuidade do casamento.

Algo antigo e algo novo

O velho ditado “algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul” é na verdade uma superstição que começou na Europa medieval como um meio de repelir os maus espíritos. Algo antigo era um empate em sua vida antes do casamento. Algo novo representava a união no casamento a um novo cônjuge. Acredita-se que emprestar algo de um casal actualmente casado forneça à nova noiva e ao noivo boa sorte em seu casamento. Algo azul usado pela noiva representava pureza e fidelidade.

Bolo dos Noivos

0984 pedro bento josiane bruno c - Simbologias do Casamento
Wedding by Wedding Tailor & Planner Rui Mota Pinto | Foto: Pedro Bento Wedding Photography | Bolo: MyCakeStore

Bolos de casamento originaram-se na Roma antiga e eram feitos de trigo ou cevada. Mais como um tipo de pão, a noiva era atingida na cabeça com o bolo para torná-la fértil. Convidados do casamento eram encorajados a juntar os pedaços de bolo enquanto caíam e guardá-los para dar sorte.

O bolo de casamento simboliza boa sorte e fertilidade. Também traz boa sorte a todos que a comem. O bolo de casamento deve ser feito com uma abundância de ingredientes de boa qualidade para simbolizar um casamento duradouro, rico e feliz.

Antigamente a noiva cortava a primeira fatia do bolo para dar boa sorte ao casamento. Hoje em dia, o noivo ajuda nessa tarefa, para garantir que ele compartilhe a boa sorte. Isso também mostra que eles compartilharão todos os seus bens mundanos no futuro.

Há uma série de superstições ​​em torno do bolo de casamento. Uma é que a noiva põe de lado uma fatia de bolo para garantir que seu marido permaneça fiel. Uma camada do bolo pode ser colocada de lado para uso posterior como um bolo de batizado. Isso garante futuros filhos. Qualquer mulher solteira no casamento deve levar um pedaço de bolo para casa e colocá-lo em baixo da sua almofada. Isso pode produzir sonhos nos quais elas vêem seus próprios parceiros futuros.

Lua de Mel

A palavra “lua de mel” vem da antiga prática Teuton de beber hidromel, um vinho feito de mel, por um mês (ou ciclo de uma lua) após o casamento.

A lua de mel em si remonta ao tempo em que um noivo capturou sua noiva à força e teve que ficar longe até que os parentes da noiva pararam de procurá-la. Foi uma jogada diplomática por parte do novo marido trazer presentes para seus sogros quando ele trouxe sua esposa para casa.

Deixe seu comentário